quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os Olhos


Dizem em frases clichês que os olhos são janelas da alma. Há poucos dias tive minha primeira experiência direta com a morte, que foi o falecimento do meu avô e lá, em seu enterro, percebi que mais que janelas d'alma, os olhos são espelhos da vida.

Sempre tive adoração por olhos. De uma maneira quase infantil, sempre foi essa a minha parte favorita do corpo. Não por acaso meu ex-marido tem um belíssimo par de olhos azuis. Um azul cor de céu, profundo, encantador, hipnotizante. Meu atual namorado não tem olhos claros, mas são também seus olhos que mais me atraem. Mesmo sendo ele um eterno mal humorado que gosta de ostentar uma carranca rabugenta, em seus olhos mora um 'quê' de infantilidade, sabe? O tipo de olhos que parecem possuir personalidade própria, olhos independentes de seus donos. Vejo alí, nos olhos dele, os olhos de uma criança entre seus 12 ou 13 anos onde há um início de maldade adolescente mas que ainda preserva um resquício de inocência doce de infância.

Pois bem, no velório de meu avô percebi o quão essenciais os olhos são para minha percepção da vida. Apesar dos dias que meu amado avô lutou pela vida no hospital, ele estava com um ar sereno em seu caixão. Não havia nenhuma sombra de sofrimento em seu semblante. Estava realmente lindo! Plácido! Calmo como nunca deixou de ser em sua passagem pela vida. Parecia estar apenas dormindo. Só uma coisa me puxa de volta àquela triste realidade... ele não ia acordar, não mais abriria os olhos. Alí, naqueles momentos que o acompanhei, tive a certeza de que são eles, os olhos, nossa (pelo menos minha) grande ligação com a vida. É saber que eles não se abrirão mais que nos (me) faz ter certeza que acabou!

Ao meu querido avô dedico minha adoração pelos olhos e tudo o que eles são capazes de transmitir.

*** *** ***


- Eles se fecharam, vozinho. Dos que permaneceram abertos brotam doloridas lagrimas de saudade. Você foi cedo demais, mas como o senhor sempre repetia: 'o tempo de Deus não é igual ao nosso', certo? De você só irradiavam coisas boas, alegria! E é dessa alegria que vamos lembrar. Foi uma honra ser sua neta. Foi uma honra ser amada por um ser tão iluminado como você.

Ide em paz e olhe por nós.