sábado, 9 de agosto de 2014

Cronograma Capilar - Reconstrução


Bom dia, boa tarde, boa anoite, amoures!


     O assunto hoje permanece o mesmo: Cronograma Capilar. E como eu não havia chegado a fase da reconstrução, estava devendo uma diquinha sobre produto para usar. 

     Como vocês podem ver na imagem acima, o meu cabelo está necessitando de um esforço maior em reconstrução. Ele já recuperou bastante o brilho (em comparação ao que estava) e não tenho o que dizer quanto a maleabilidade.. NASCEU DE NOVO! Mas temos aqui alguns problemas: meu cabelo vem sendo alisado/relaxado/progressivado desde os meus 11 anos (0.0)! Apesar de não pintar, as químicas de progressiva fizeram bem o papel de enfraquecê-lo, e como cabelo loiro é mais sensível por natureza, o meu está bastante sacrificado. Além disso ele está com corte em camadas, ou seja, no comprimento mais longo do cabelo ele é mais ralo. Esse corte já foi o meu favorito por ser muito fácil de manter e ter um movimento belíssimo, mas confesso que me arrependi um pouco de ter feito da última vez. O cabelo com fio reto, na minha humilde opinião, é a melhor opção para quem está querendo ostentar uma crina equina! Parece que ele pega mais peso e quando você alcança o tamanho desejado, pode aplicar o corte que quiser e sair por aí divando e arrastando a cara das recalcadas na parede! 

    Não é para todo dano que é indicado a fazer uma cauterização. Lembrando do que já conversamos no post do cronograma capilar, a reconstrução é responsável por repor massa no cabelo. Então, se o seu problema é apenas cabelos opacos ou com pouca maleabilidade, a reconstrução pode pesar e não apresentar o resultado que você deseja. Quando o seu cabelo está muito danificado, com excesso de pontas, com aquela "transparência" nos fios, as hidratações e nutrições podem não ser suficientes. É aí que entra a reconstrução. Como nosso cabelo é 90% composto por queratina, é justamente ela que vamos perdendo em maior quantidade conforme vamos fazendo me%#a no cabelo. Chega uma hora, gata, que tem que recolocar! Para quem não está familiarizada com o assunto, a queratina é uma proteína formada por 21 aminoácidos e é encontrada naturalmente em nosso cabelo (mais informações). 

      O que acontece é que quando você superlota o seu fio com queratina, você pode enrijecer o fio ou deixá-lo completamente quebradiço, fraco, elástico. O famoso efeito rebote. Li em alguns blogs especializados que você não deve fazer uma cauterização sem ter feito pelo menos uma hidratação e uma nutrição antes. Como sou muito da medrosa eu indicaria 2 de cada - só para garantir.

     Finalmente cheguei a fase da reconstrução no cronograma capilar e para minha primeira tentativa fui com a cauterização. Eu nunca havia feito e tinha bastante medo do tal efeito rebote. Saí rodando as perfumarias da minha cidade (que é o ovo com o maior número de perfumarias por m²) pesquisando os produtos do mercado. Havia assistido alguns vídeos de cauterização em casa e não estava achando nada que satisfizesse minha expectativa. Até que entrei de curiosidade numa lojinha pequena que abriu há pouco tempo (e juro que não lembro o nome), expliquei a moça que me atendeu o que estava em busca. Ela me indicou o TRATAMENTO DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA - MAX BEAUTY HELP. 



      O produto consiste em dois potinhos de 25ml cada, um com cistina e outro com queratina. Vem também um manual de como usar, explicando passo a passo aplicação e tempo. Para o meu cabelo da para 2 aplicações.


     Segundo o passo a passo, você deve lavar o cabelo com shampoo anti resíduos. Em seguida deve aplicar uma pequena quantidade de cistina e deixar agir por 5 minutos. Sem enxaguar, aplicar uma generosa quantidade de queratina por cima da cistina e deixar agir por mais 10 minutos. Por fim enxague, hidrate ou condicione normalmente os fios. Como o produto é termo ativado, é indicado secar e/ou pranchar para intensificar o resultado.

Minha experiência com o produto

shampoo anti-resíduos, cauterização, hidratação

    Eu passei o shampoo anti-resíduos 3 vezes para que ficasse bem limpinho. Fiz as aplicações como indicadas no produto e finalizei com o 3 minute miracle da Aussie. Um dos grandes fatores que me fizeram comprar o produto foi por ele ser finalizado com uma hidratação. Tinha muito medo do efeito 'endurecido' que poderia ficar após a cauterização.

pontos negativos: 

      Ôh gente... a tal da cistina fede, tá! Aquilo fede a química de relaxamento!!! Ainda bem que só fica 5 minutinhos e a queratina ela neutraliza o odor quando aplicada por cima.
       Outra coisa que vale salientar é que ele deixou minhas mãos extremamente ressecadas quando fui enxaguar no banho. Indico fazer o enxague no tanque com uma luva plástica. A sensação de ressecamento passou bem rápido após o banho, mas foi incomoda o suficiente para eu fazer essa ressalva aqui.

pontos positivos:

        O tamanho do produto. Como não é um tratamento que será repetido com frequência, não valeria a pena comprar um produto grande que ficaria rolando gerações nas minhas coisas.
        O preço! Esse kit custou R$ 12,00. Como aqui na região as coisas tendem a ser mais caras que na capital, acredito que consigam preços melhores.
          Esse eu já havia dito, mas vale repetir: o fato dele ser finalizado com uma hidratação.
        E por último, mas não menos importante: O efeito! De uma olhada no cabelo enquanto estava fazendo a prancha:

 




     Acreditem em mim quando digo que o cronograma vale a pena! 




2 comentários:

  1. Quero esse kit.
    Comproou onde ?
    Seu cabelo está maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu comprei alí no centro de Rio das Ostras, numa lojinha perto no antigo Flagra. Acho que chama Naomi. É na rodovia principal mesmo. bem baratinho e efeito satisfatório.

      bjs

      Excluir