terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto Rapunzel


     Vamos começar esse post com uma imagem motivacional pq o post vai ser longo, cheio de fotos e controverso! 
Sim, esse é o meu sonho de cabelo! Sei que muita gente não gosta, que não acha Ch!q ou prefere curtinhos, mas eu sempre quis um cabelão. Acontece que meu cabelo era extremamente encaracoladinho, com um crescimento bastante lento e, como é de costume nos fios loiros, muito frágil.
     Mas como assim? Você me diz que quer um cabelo igual ao da moçoila ao lado mas tem o cabelo de molinha e loiro? Como assim??? Ah vá, minha gente! A cor não é o foco e desde o advento da progressiva, cachos são opcionais! Eu sei que a progressiva é uma química forte e que abrir mão dela seria a melhor ideia, mas pelo visto essa não é uma opção para mim. 

     Quando eu digo que meu cabelo era cacheado, eu realmente quero enfatizar nos CACHOS:
     Nas fotos de vermelho de preto o cabelo está do mesmo tamanho, o que muda é só a postura de uma foto para outra. Pq estou falando isso? Pq esse era o comprimento padrão do meu cabelo. Ele simplesmente se recusava a crescer muito além disso. Agora pensa o quanto isso era frustrante para o projeto rapunzel?!?!? Todo mundo falava a historinha do cabelo=planta, tem que podar para crescer... eu ia lá e podava as pontas! As pontas duplas apareciam e eu podaaaava. Todas as vezes chorava, mas mesmo assim podaaaava. E nessa época não havia Alisabel, HairLife, Issy nem Eazy Lizz suficiente no mundo para relaxar esse cabelo. É sério! De guanidina a beleza natural, esse cabelo viu de tudo para abaixar o volume!
   
  Até que um dia inventaram a tal Escova Japonesa. E claro que todo mundo lembra da emblemática aparição da Mrs. Bonner em horário nobre com a novidade.
  Sabemos também que ficou uma merda, mas foi um frisson! Todas as cacheadas e crespas descontentes do mundo queriam o tal milagre, que por sua vez era CARÍSSIMO!


    Pouco tempo se passou e começaram a surgir as progressivas mais acessíveis, todas as mortais indo atrás dessa maravilha do novo milênio, cabeleireiros lucrando como nunca, formol comendo solto, resultados horríveis e a paz reinava. A gente sabe da evolução dessa conversa desde a proibição do formol (que nunguém unca levou a sério) até os ácidos usados hoje, mas o foco não é esse. Questão é que lá pelos idos de 2002/2003, quando essa coisa todo ganhou força eu comecei a fazer as minhas progressivas. Assim como a grande maioria naquela época, as minhas tb ficaram uma merda, mas depois de anos de tentativas, em 2009/2010 encontrei um cabeleireiro com uma química que se assentou super bem com meu cabelo. Ele estava "liso", sem volumão e com vida. Alegria alegria!
Cabelos lavados e seco natural - sem secador ou chapinha
     Nessa época ele era tudo de bom, não me dava trabalho, um corte moderno, cheio de movimento, que as vezes eu passava 2 dias sem pentear e ele dava seu jeito de ficar bonito! Ele estava crescendo, mas chegava a um determinado ponto e parava, estacionava mesmo! Aí as pontas abriam, eu que não tinha nenhum tipo de cuidado com ele (não mesmo!) ia lá e cortava. Era a mesma novela dos cachos, mas dessa vez liso. 

   No começo desse ano descobri o tal do shampoo bomba. Sabe, aquele do monovin+bepantol??? Então, bicha! Descobri, usei e amei! Cara, meu cabelo estava enfim crescendo!!!! 



   Percebe que ele ta sem vida? Cadê o brilho desse cabelo, o movimento dessas pontas? E lá nas fotos anteriores eu não cuidava do meu cabelo, lavava com shampoo e condicionador de farmácia (seda, elseve, pantene) e nessas aqui eu já estava usando produtos profissionais, mais caros, tentando tratar. Entrei numa neura achando que a culpa era da progressiva, que essas pontas esganiçadas eram excesso de química acumuladas, etc etc. Até que essa semana lí alguns comentários em blogs variados que fizeram soar milhões de sinos na minha cabeça. Muitos deles foram em comentários de leitoras em blogs, alguns em matérias. Fica aqui um exemplo:


     Fez todo sentido! Como pode o cabelo mudar tanto de textura com a mesma química num período de aprox. 2 anos? E eu não sou a louca da progressiva! Só faço 2 vezes no ano!!!! A matemática não batia. Eu queria era resultados como esse:


        Poxa vida! Se deu tão certo com tanta gente, pq comigo está ficando essa lambança??? Não é bem assim, né gente! Não é "comigo", é com um monte de meninas por aí tb! tem mais um monte de garotas se decepcionando com o shampoo bomba, assim como eu.

     Mal feito, feito! Dizem por aí para não usar o produto por mais de 4 meses, fiz meus 4 meses e o resultado foi esse:
pontas ralas, quebradiço, sem brilho

    O que eu tenho de opinião é que para mim ele foi uma faca de dois gumes: crescer ele cresceu, mas a que custo? Entende??? Eu que sempre tive problemas com o crescimento, não posso mais reclamar disso, mas o aspecto saudável não existe mais. Por isso que estou começando com o Projeto Rapunzel de novo, mas dessa vez estou apostando meus fios a 3 fatores:
  1.       Crece Pelo (post anterior) que é um produto fitoterápico;
  2.       Cronograma Capilar
  3.      Programa nutricional! Sim, pq essa reeducação alimentar também vai ser de grande valia aos meus fios!
     Vamos ver se o Projeto Rapunzel dessa vez decola de verdade. Até lá, me conte sua experiência com o shampoo bomba. Aproveita e me diz a quantas anda o sei projeto cabelão e quais os seus produtinhos favoritos.




4 comentários:

  1. Amei o post. senti exatamente os mesmos sintomas, inclusive as dores de cabeça. Parei com 3 meses de uso e não voltei. No início quando eu usava o bomba o meu cabelo ficava brilhoso e sedoso, mas no último mês ele estava ficando áspero no toque, um horror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale! Graças a Deus as dores de cabeça eu não tive, mas vou demorar uma vida para ter a saúde dos meus fios de volta!

      Excluir
  2. Amore, não usei o tal produto para crescer, até pq os meus crescem muito, mas fiquei curiosa com a química que vc usa... Meu cabelo não é enrolado, apenas ondulado, mas pesado e com movimento. Desde 2002 apelo para esses tratamentos, escovas e etc, na tentativa de apenas me livrar das tais ondas, deixar de ser escrava das escovas comuns e sempre odeio o resultado, pois meu cabelo fica tipo cabelo de boneca: sem vida, sem movimento e a raiz cresce marcando muitoooooo. Qual química usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thelma! Desculpe a demora na resposta. Eu faço uma escova cujo ativo dela é o ácido glutaral. Meu cabeleireiro é aí em Niterói, fica na Amaral Peixoto, 166 sala 202. Salão raízes, o nome dele é Felipe.26133636. bjs

      Excluir